Óculos de Ciclismo DIY

Uso óculos desde os seis anos de idade, é algo que já faz parte da minha vida e está associado a minha imagem. Porém, confesso que em alguns momentos é algo incômodo, como quando praticamos algum esporte por exemplo. Ficar sem eles nem pensar! São 5,5 graus no olho direito e 3,25 no esquerdo! Imagine pedalar a noite sem eles!

Antes de pensar nessa solução DIY (faça você mesmo = gambiarra), havia comprado um destes modelos que vem com lentes intercambiáveis e um suporte para lente de grau. Ao consultar um oftalmologista fui informado que, devido ao grau de estigmatismo que possuia em ambos os olhos, não seria possível fazer as lentes com a curvatura (base) do suporte .

Acabei devolvendo o óculos de ciclismo e fazendo outro comum para uso no dia a dia mesmo, e como o grau dessa nova lente não havia mudado, fiquei com um par de lentes de policarbonato sobrando. Foi ai que surgiu a idéia!

Passei numa bicicletaria aqui perto de casa, comprei um modelo com um bom CUSTOxBENEFÍCIO (leia-se barato) e parti para a gambiarra!

Como as lentes de grau já eram furadas, o trabalho maior seria furar as lentes do óculos e para isso fixei primeiramente as lentes de grau sobre as comuns no local onde pretendia parafusá-las usando uma fita tipo durex. Tentei deixá-las com a mesma distância uma da outra da que quando estavam na armação antiga.

Para fazer os furos, utilizei uma agulha quente, me orientando pelos buracos da lente presa com durex na armação. Os parafusos, porcas e arruelas para fixá-las encontrei numa ótica.

Depois de furar as lentes comuns é só parafusar as lentes de grau, porém, é necessário proteger a região próxima aos parafusos com fita crepe, a fim de não riscar as lentes. Para apertar os parafusos utilizei um alicate de unha.

O resultado foi esse:

Óculos com as lentes de grau já fixadas

Óculos com as lentes de grau já fixadas

As lentes de grau não ficam totalmente encostadas nas lentes comuns, apenas nos cantos onde se fixam os parafusos, pois devido a curvatura de ambas serem diferentes, cria-se um espaço entre as mesmas, o que ajuda na hora de limpeza, que faço mergulhando-as em água com detergente.

Na primeira vez que se usa o óculos, se estranha um pouco, talvez pelo posicionamento das lentes, mas com o tempo se acostuma. Clinicamente falando, não sei se tal posicionamento pode ser prejudicial a longo prazo, mas como o uso é durante minutos ou horas, espero que não seja (aceito orientações médicas!).

Abraços!

    • Vinicius
    • 18 de Outubro, 2010

    Certa vez fiz algo bem parecido com óculos de natação. A questão é que colei as lentes de grau do lado de fora.

    Passado algum tempo fiquei intrigado com o fato de que eu não me sentia com aqueles óculos da mesma forma que com os normais. Pesquisei um pouco e descobri que tem relação com o ponto focal em relação aos olhos e mais alguns ângulos.

    Saindo da história de natação, para ciclismo, rafting e outros esportes onde é legal ter vedação e ainda proteger o óculos, uma solução que encontrei foi o óculos de protação Danny Plutão http://goo.gl/Oyay

    Apesar de ser grande o suficiente e não encostar sobre o nariz onde passa a estrutura do óculos ele não é feio, se bem que com isso já fui chamado de power ranger! haha

    Fica aí a sugestão para um óculos de proteção, sol ou mesmo noturno (amarelo). As lentes são intercambiáveis e não é caro (30~40 reais).

  1. Opa, valeu pelo relato Vinicius!
    E também pela dica do óculos. Vou procurá-lo e ver como funciona.

    Abraço!

      • Vinicius
      • 19 de Outubro, 2010

      Só esqueci de citar, é meio óbvio, mas lá vai:

      É possível usar este óculos de proteção sobre o de grau com conforto;
      Óculos de proteção = loja de EPI;
      Lente extra: 7 a 9 reais.

      • Beleza, Vinicius!
        No meu caso, terei que usá-lo por cima do óculos mesmo.

        Valeu!

    • Vinicius Coelho
    • 3 de Outubro, 2012

    Olha eu aqui denovo!
    Atualizando, para ver como as coisas progridem…
    http://dx.com/p/cycling-sports-pc-lens-uv400-protection-glasses-with-extra-lens-and-carrying-pouch-73850

    Comprei um desses e aguardei uma mês… No mesmo dia que chegou mandei fazer a lente de grau para a armação removível interna.

    Resultado:
    Perfeição = U$ 20,60 + R$ 40,00

    • E ai Vinicius!?

      Este modelo é bem bacana mesmo. Tinha comprado um numa loja aqui em Sampa, mas no meu caso, devido ao grau ser alto e a armação do modelo ser muito curvada, as lentes com grau não seriam compatíveis e acabei devolvendo o produto. Mas é uma ótima opção!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: